• A etapa de Diagnóstico consiste na análise do perfil do jovem ou do adulto, através de sessões de análise curricular, avaliação do percurso pessoal, escolar e profissional, do registo de competências e da ponderação de motivações, interesses e expetativas.
  • Nesta etapa e com o apoio de um Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, o candidato começa a elaborar e desenvolve o seu Portefólio de Desenvolvimento Vocacional, que consiste numa compilação organizada de diversos documentos e dos resultados das atividades de Diagnóstico e Orientação.
  • Esta etapa de autodescoberta, é de importância crucial  para a definição da resposta educativa e/ou formativa mais adequada a cada candidato.

Afinal, cada um de nós já parou para pensar quem é? …

Como os nossos conhecidos (familiares, amigos e…. inimigos…) nos veem?

E como nos relacionamos com os outros, que cruzam o nosso caminho por breves instantes ou nos acompanham por muito tempo ou toda a vida?

Os técnicos do Centro colaboram na construção do perfil de cada jovem/adulto, utilizando várias estratégias desenvolvidas em sessões individuais e/ou de grupo, para uma consciencialização do seu Autoconceito e como Interage com os outros.