Eventos

cartaz versão 08

No passado dia 30 de junho, pelas 21:00 horas, no auditório do MH HOTEL – PENICHE, teve lugar a cerimónia de entrega de diplomas e certificados das formandas que concluíram o Processo de RVCC PROFISSIONAL, das áreas de Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade (Nível 4) e de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (Nível 2).

Formandas, familiares, Equipa de formadores, Técnica de ORVC e colabores externos do Centro Qualifica, IPSS e Associações, bem como representantes do Poder Local puderam ainda assistir a três comunicações sobre a problemática do envelhecimento com dignidade e da valorização profissional das profissionais que prestam apoio à população idosa, num mini colóquio que teve como título “RE/PER CURSOS PARA UM ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE”. Dr.ª Maria João Quintela, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, Dr. Baltazar Ricardo Monteiro, chefe de gabinete do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Dr.ª Elisabete Moita, diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, deixaram-nos reflexões enriquecedoras sobre o papel importante dos cuidadores na manutenção do bem-estar dos idosos, sobre estratégias locais e regionais a adotar para suprir as necessidades da população idosa em termos de apoio e a necessidade de as IPSS valorizarem e reconhecerem profissionalmente os cuidadores, respetivamente.

A entrega dos certificados e dos diplomas fez-se com a colaboração da Dr.ª Elisabete Moita, mas foi das mãos dos Diretores das IPSS, Sr. José Constantino Ferreira  (AP SERRA – Associação para Seniores de Serra d’El Rei) e Padre Lino Uhengue (Centro Paroquial de Bem-Estar Social da Atouguia da Baleia) nas quais as formadas desempenham funções que estas receberam os documentos mencionados. Num breve testemunho, estes reconheceram a necessidade constante de atualização de conhecimentos destas profissionais e mostraram-se recetivos à colaboração com as mais variadas entidades.

Não podemos terminar sem deixar um agradecimento aos principais intervenientes neste processo: a técnica de ORVC, Ana Tudella, os formadores, Irene Escada, Clara Abrantes, Nuno Copa e Joaquim Sobreiro Duarte, bem como os intervenientes nas sessões de júri de certificação.

Reportagem da 102 FM https://youtu.be/97-arAVYvr8 

Mensagem da Drª Ana Cláudia valente, enviada pela secretaria do Conselho Diretivo da ANQEP:

 

“…Começo por agradecer o convite que foi dirigido à ANQEP para participar nesta sessão e por felicitar o Centro Qualifica da Escola Secundária de Peniche por esta iniciativa, bem como todos os que apostaram na sua qualificação e que vão hoje receber o seu certificado ou diploma.

Desejo que todos alcancem os seus objetivos, relembrando que a aprendizagem acontece ao longo de toda a nossa vida. Assim, estou certa de que esta etapa não foi um fim, mas antes um recomeço para novas aprendizagens que todos teremos de fazer, renovando continuamente as nossas competências.

Já sabem que nesta jornada podem contar sempre com o Centro Qualifica, que vos apoiará no regresso à educação e na melhoria das vossas qualificações.

A ANQEP agradece-vos e está ao vosso dispor no que for preciso.

Ficam os votos de muito sucesso.

Obrigada….”

Publicação 5 fev. Ferrel

O Centro Qualifica (CQ) da Escola Secundária de Peniche dinamizou, no dia 15 de dezembro de2019, na Associação do Jardim Infantil de Ferrel, a cerimónia de entrega de certificados ediplomas aos adultos certificados no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação deCompetências (RVCC), em regime de itinerância, quer na vertente escolar quer na vertenteprofissional, com destaque para a qualificação como técnico de ação educativa e técnico deapoio familiar e apoio à comunidade.

Um momento importante para as formandas que foi«partilhado num ambiente familiar e intimista, entre diplomadas, formadores/as, amigos/as,familiares e entidades convidadas, visando felicitar todos aqueles que investiram na suaformação com vista a lhe serem reconhecidos os seus conhecimentos e as suas competências.

A cerimónia foi presidida pelo coordenador do Centro, José Monteiro, e pelo presidente dajunta de freguesia de Ferrel, Pedro Barata, e teve o privilégio de contar com a presença doVereador da Educação da Câmara Municipal de Peniche, Mark Ministro, para além da presençada técnica responsável pelo setor de ação social, Vanda Duarte.

No final, foi servida uma“Ginja de Honra” a todos os presentes.Estão de parabéns todos estes adultos que, com dedicação e empenho, conseguiramultrapassar os obstáculos e dificuldades que enfrentaram, concretizando este projeto nas suasvidas e, ao mesmo tempo, ajudam a capacitar o concelho de Peniche, tornando os seus ativosmais competitivos e qualificados.

Por último, uma palavra de agradecimento ao presidente da direção da Associação do Jardim Infantil de Ferrel, Joaquim Jorge, que, gentilmente, nos cedeu as instalações para o evento.

O Centro Qualifica (CQ) da Escola Secundária de Peniche dinamizou, no dia 1 de julho de 2019, no Fórum da vila de Serra d’El-Rei, a cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos adultos certificados no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), em regime de itinerância. Este evento foi realizado no âmbito do programa evocativo do 16.º aniversário da elevação de Serra d’El-Rei à categoria de vila, e contou com a presença da Dr.ª Maria João Alves, Coordenadora Nacional de Acompanhamento dos Centros Qualifica.

Uma sessão que visou felicitar todos aqueles que investiram na sua formação com vista a lhe serem reconhecidos os seus conhecimentos e as suas competências, e que contou com a presença da equipa formadora, familiares e amigos dos adultos que participaram e partilharam da alegria e do orgulho que estes formandos sentiram por terem conseguido concretizar este desafio a que se propuseram.

A Coordenadora Nacional, Dr.ª Maria João Alves, proferiu algumas palavras de agradecimento pelo convite, de felicitação e de incentivo aos formandos, no sentido de estes darem continuidade ao seu processo de qualificação formativa, frisando a importância da qualificação para o desenvolvimento, quer pessoal, quer profissional do individuo.

O presidente da Junta de freguesia, Jorge Amador, realçou a importância desta parceria e o regozijo pelo contributo dado à melhoria de qualificação destes cidadãos, reafirmando a disponibilidade do executivo a que preside para a cedência do espaço a fim de dar continuidade ao trabalho de melhoria das qualificações.

Para nós, CQ, estamos certos de que este processo constituiu um marco na vida destes formandos e, pelos testemunhos dos mesmos, contribuiu para aumentar a sua autoestima, expandir os seus horizontes e valorizarem a sua formação.

Estão de parabéns todos estes adultos que, com dedicação e empenhamento, conseguiram ultrapassar os obstáculos e dificuldades que enfrentaram, concretizando este projeto nas suas vidas.

Esta cerimónia terminou com uma aprazível visita ao Museu D. Pedro I, guiada pelo sr. Presidente de junta de freguesia e que decorreu num ambiente muito agradável, e que constituiu um momento de confraternização final.

 


Notícias