Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares

O reconhecimento de competências consiste na identificação de competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais, através do desenvolvimento de atividades específicas e da aplicação de um conjunto de instrumentos de avaliação adequados, com vista à construção de um portefólio.

O portefólio reúne documentos de natureza biográfica e curricular, onde se evidenciam as competências a validar face ao referencial de competências-chave.”

A validação de competências é feita através de um processo de auto e heteroavaliação;

A prova de certificação consiste na apresentação, perante o júri, de uma exposição e reflexão subordinada a uma temática integradora trabalhada no âmbito do portefólio que evidencie saberes e competências das diferentes áreas de competências -chave do respetivo referencial. A deliberação do júri relativamente à certificação de competências tem por base o desempenho do candidato numa prova de certificação, conjugado com a análise do portefólio e dos instrumentos de avaliação aplicados durante a etapa de reconhecimento e validação de competências.

Nota: Pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 23 anos, inclusive, só poderão ser encaminhadas para Processo RVCC – escolar ou profissional – se tiverem, no mínimo, 3 anos de experiência profissional comprovado pela Segurança Social.

Processo de RVCC Escolar de Nível Básico (4º, 6º ou 9º ano)

O Processo de RVCC de nível Básico destina-se aos candidatos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Básico.

Partindo das suas experiências de vida poderão realizar o processo de RVCC de modo a obter um certificado de equivalência aos 1.º , 2.º ou 3.º ciclos do Ensino Básico.

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões, nas quais os candidatos são acompanhados por técnicos e formadores.

RVCC escolar de Nível Secundário (12º ano)

O Processo de RVCC de nível Secundário destina-se aos candidatos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino secundário.

Partindo das suas experiências de vida poderão realizar o processo de RVCC de modo a obter um certificado de equivalência 12º ano do Ensino Secundário.

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões, nas quais os candidatos são acompanhados por técnicos e formadores.